TRATAMENTO DE ENTORSES, LUXAÇÕES
- 4 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Denominamos entorse à perda repentina e momentânea da relação anatômica e estrutural de uma articulação.
Ocorre com mais frequência em animais de corrida, pólo e hipismo, cuja mecânica locomotora predispõe ao apoio instável, desequilibrado e falso, produzindo, geralmente, torção da articulação.
O sintoma mais evidente é a claudicação de aparecimento brusco e grave, chegando o animal, em algumas vezes, a evitar o apoio do membro no solo.
A articulação atingida sofre, além do estiramento dos ligamentos e da cápsula, derrame intra-articular, instalando-se rapidamente processo inflamatório extremamente doloroso e quente.
Diante dos sintomas, o membro do animal deverá ser minuciosamente examinado desde o casco até as articulações escapuloumeral e coxofemoral com o objetivo de verificar outras possíveis lesões, e a articulação sensível deverá ser radiografada para diagnóstico diferencial com fraturas ou mesmo luxações.
Localizada a articulação, e se o processo for recente, podem-se aplicar duchas de água fria ou bota de gelo, para que o derrame sanguíneo seja controlado. Em seguida, friccione suavemente toda a articulação com substâncias heparinoides com DMSO solução a 20%, para em seguida aplicar-se penso compressivo.
A ducha de água fria ou a bota de gelo deverá, já a partir do 2º dia de tratamento, ser substituída por duchas mornas, duas vezes ao dia, antes da massagem.
Ocasionalmente, quando a articulação estiver muito inchada, aplique anti-inflamatório por via sistêmica, de preferência não hormonal. O repouso deverá ser no mínimo de dez dias, e a volta ao trabalho será leve e gradativa.
As luxações são produzidas basicamente pelos mesmos mecanismos das entorses, só que de intensidade muito maior, suficiente para provocar a perda total da relação das faces articulares, ruptura de ligamentos e, às vezes, até desgarro da cápsula com extravasamento de líquido sinovial.
Edema e tumefação acompanham a evolução do processo, assim como o aumento de temperatura local. Algumas articulações são de difícil acesso ao exame manual, sendo possível a abordagem somente por meio de radiografias que poderão confirmar a suspeita.
O tratamento das luxações poderá ser conservador constituindo de manobras de redução, coaptando as faces articulares, e aplicação tópica de pomadas anti-inflamatórias associada à aplicação sistêmica de anti-inflamatórios corticosteroides ou não.
Comments