top of page

EMBRIÕES

A atual criação do Quarto de Milha nacional está situada hoje entre as melhores e mais estruturadas do mundo. Apesar de ainda haver um longo caminho pela frente, ela vem resistindo ás intempéries do tempo, da obsolescência e do mercantilismo, que, na minha opinião, são os grandes inimigos desta atividade.

Concordo com a máxima de um famoso criador do século passado a respeito da criação do cavalo de competição: “Neste negócio, ou se faz as coisas direito, ou fica-se de fora.”  

E fazer direito hoje em dia para uma geração de criadores implica aprofundar-se em pesquisa genética, ter melhor conhecimento de famílias maternas, conhecer as inúmeras características e opções fornecidas pelos pedigrees, estudo das performances atléticas, e, claro, poder sempre contar com a melhor equipe, desde os gerentes, veterinários e supervisores dos haras, até aos treinadores, jóqueis, cavaleiros e tratadores.

O importante é tentar estar na frente do tempo

Atualmente, o maior investimento do criador do Quarto de Milha é em genética. Comparativamente, é maior até que investimentos zootécnicos e profissionais juntos. Por isso a importância de uma escolha bem feita de uma matriz e garanhão para incorporação ao plantel já formado ou em formação. 

A criação do Quarto de Milha tem como objetivo para a obtenção de bons resultados nas pistas, tanto nas de velocidade como nas de trabalho, e, posteriormente, na reprodução, o PLANEJAMENTO GENÉTICO, que deve ser criteriosamente elaborado. É um procedimento dinâmico aprimorado a cada ano, principalmente na formação do plantel de reprodutoras do haras, visando seu aperfeiçoamento e elevação do nível médio da qualidade genética e física de suas matrizes.

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA MAIORES INFORMAÇÕES

© 2016 - Haras Bertioga

bottom of page