ADMINISTRANDO A SAÚDE DAS ARTICULAÇÕES
- 4 de mar. de 2018
- 8 min de leitura
Tornamos mais rápido e conveniente para você gerenciar seu blog!

Fonte: AQHA
Saiba mais sobre os tratamentos conjuntos de atletas de equinos.
Anteriormente, falamos sobre as qualidades de uma articulação saudável em comparação com uma articulação não saudável. Discutimos as diferentes razões pelas quais uma articulação pode tornar-se insalubre e os métodos de administração que poderiam ajudar a manter uma articulação saudável, permitem ao atleta equino uma corrida mais longa e mais produtiva e a importância de um teste de claudicação completo usando diagnósticos para determinar com precisão a área e causa de claudicação ou dor.
Nesta ocasião, assumimos que o diagnóstico e o exame completo de claudicação foram realizados e que a fonte da claudicação foi localizada em uma ou algumas articulações específicas. Com essa informação, o treinador, o proprietário e a equipe veterinária podem usar a informação mais atualizada para decidir qual curso da terapia é melhor para todos os participantes, sendo o cavalo a mais alta prioridade.
Prevenção
A prevenção é sempre um bom lugar para começar com uma boa saúde articular. A saúde a longo prazo começa com a genética no momento da reprodução; Selecionar cavalos com história de articulações saudáveis é um passo importante na prevenção da claudicação.
As pernas são a base da coluna óssea da perna. Devido a isso, um capacete adequadamente equilibrado e cortado ajuda muito na prevenção do desgaste anormal das articulações, permitindo que as pressões na junção sejam equilibradas de um lado para o outro, em vez de serem apertadas de um lado da articulação e soltas do outro lado. o outro. Uma junção em uma perna desequilibrada, como com uma perna curta e de nariz comprido, se desgastará como a borda de um carro desalinhado.
Observe também que alguns métodos de treinamento se prestam a articulações mais saudáveis.
Suplementos Preventivos
Há uma infinidade de suplementos para as articulações que presumem fazer tudo, desde a dissolução de fraturas quebradas para promover a saúde das articulações, aumentando o nível de ácido hialurônico na articulação, para eliminar lesões de Osteocondrite Dissecante. Esses suplementos se qualificam como nutracêuticos.
Os nutracêuticos não são regulados pela FDA (Agencia de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, a agência federal que regula alimentos e medicamentos), portanto, cabe a cada empresa garantir que seus produtos cumpram suas reivindicações. Existem algumas empresas que fazem pesquisas muito detalhadas para testar seus produtos, mas muitos não. Tenha cuidado com as frases "testadas na clínica" e "aprovadas pelos veterinários". Essas frases significam coisas diferentes para diferentes empresas. Os nutracêuticos são uma área em que você pode gastar seu dinheiro muito sabiamente ou em que você pode desperdiçá-lo completamente. Certifique-se de usar um produto confiável.
Existem outros medicamentos que podem ajudar a proteger a articulação. Verificou-se que o glicosaminoglicano polissulfado, vendido como Adequan, vai para a articulação após uma injeção intramuscular. Dependendo do programa de treinamento do cavalo, um programa de injeções semanais, quinzenas ou mensais pode ajudar a manter uma articulação equilibrada, ajudando a produção conjunta de seu próprio ácido hialurônico e diminuindo enzimas e inflamações prejudiciais à articulação. Existem muitas formas de polissulfureto de glicosaminoglicano disponíveis para venda, mas as fórmulas podem variar em propriedades como o pH e outros fatores que afetam a biodisponibilidade. Adequan também pode ser usado para tratar uma articulação não saudável ao usar um regime de dose determinado por uma equipe de veterinários. Pode ser injetado intramuscularmente, mas também pode ser administrado intra-articularmente (injetado na articulação).
Ajudando a curar o dano
A doença comum é um processo. Pode começar com uma pequena sinovite (inflamação da cobertura articular) e inflamação geral. Isso leva à dor, o que leva ao uso anormal do membro, o que leva a um peso anormal no membro oposto. Isso causa uma cascata de problemas, incluindo desgaste anormal no membro oposto. Este efeito dominó é o que torna a prevenção tão importante como um componente do tratamento da doença articular.
Dependendo da gravidade do problema, o descanso é sempre um componente de um bom regime terapêutico para um cavalo com uma articulação não saudável. Em uma articulação inflamada muito leve, um pequeno descanso pode ser tudo o que é necessário para permitir o inchaço e a articulação para retornar a um estado de equilíbrio saudável. No entanto, mesmo as articulações ligeiramente inchadas podem ser beneficiados pela utilização de terapia anti-inflamatória com um fármaco anti-inflamatório não esteróide como fenilbutazona e flunixina (Banamine®, Flunixamine®) ou firocoxib (Equioxx®, Previcox®).
Esses medicamentos podem ajudar a parar o ciclo da dor e retornar a junção para equilibrar. A imagem geral da situação do cavalo deve ser parte da decisão da equipe sobre quanto tempo de repouso e terapia anti-inflamatória são necessários antes de passar para terapia conjunta mais agressiva. Outras preocupações de saúde aleatorias também devem ser abordadas, como a possibilidade de úlceras gástricas causadas pelo uso de um medicamento antiinflamatório não esteróide. Em muitos casos, a terapia precoce e agressiva é mais benéfica para a articulação do que uma estratégia de "esperar e ver". Ambos têm seu lugar. Você tem que conhecer todos os fatores para decidir qual é a melhor maneira.
Injeções conjuntas
Se a terapêutica articular mais agressiva for justificada, existem vários métodos de tratamentos intra-articulares. Em casos mais avançados, o tratamento intra-articular geralmente dará resultados mais rápidos, em comparação com terapias mais conservadoras.
Os corticosteróides são os medicamentos antiinflamatórios mais fortes que são usados para tratar osteoartrite (osteoartrite). Determinou-se que doses baixas em cada articulação dão o mesmo resultado que doses mais elevadas. Alguns esteróides, como a triamcinolona, podem ter benefícios protetores em doses baixas, inibindo a produção de substâncias prejudiciais à articulação. Os esteróides também têm uma vantagem em ser relativamente barato. No entanto, em doses elevadas, os corticosteróides podem ser prejudiciais à articulação de longo prazo, inibindo a síntese de proteoglicanos e afetando adversamente a organização estrutural da cartilagem.
Os corticosteróides devem ser usados sensatamente. A injeção aleatória em articulações com altas doses de certos esteróides pode render um benefício a curto prazo, mas, a longo prazo, pode encurtar a corrida do cavalo ou, pelo menos, causar uma queda em uma categoria de desempenho inferior.
O ácido hialurônico é o principal lubrificante de tecidos sinoviais moles. Foi documentado que AH reduz a dor e aumenta a mobilidade articular, tem efeitos antiinflamatórios e ligeiramente analgésicos e melhora a amplitude de movimento ao aumentar a viscosidade do líquido articular.
Injetar uma articulação com AH também tem o benefício de estimular os sinoviócitos da articulação para produzir seus próprios AH. A AH ajuda a regular a produção de enzimas destrutivas para a articulação. Todos esses fatores fornecem uma resposta protetora da membrana sinovial contra a inflamação das articulações. Esta é uma boa razão para injetar HA em uma articulação que é facilmente inflamada, especialmente em um cavalo que desempenha o mais alto nível de desempenho. Muitas vezes, são os cavalos que se apresentam no mais alto nível e dão o melhor esforço para aqueles que sofrem de articulações inflamadas. A diminuição rápida da quantidade de inflamação na articulação retarda o processo de degradação e melhora a saúde das articulações.
Os medicamentos AH para injeção intra-articular são fabricados por várias empresas e variam amplamente em seus custos. A experiência clínica diz que as preparações de maior peso molecular de AH oferecem o efeito mais benéfico. Isto é comparável à viscosidade e ao grau do óleo do motor. Quanto mais intensamente o motor for utilizado, será necessário o melhor grau de óleo. O mesmo é verdade sobre AH. O AH "mais grosso" geralmente produz melhores resultados. A má notícia é que geralmente custa mais do que os produtos de menor peso molecular de AH.
Usando as injeções
AH e corticosteróides realmente funcionam sinergicamente quando injetados juntos. A articulação rapidamente obtém o efeito inflamatório do corticóide. Este "arrepia" a articulação para que as enzimas destrutivas na articulação não destruam o HA recentemente injetado. O HA lubrifica e isso reduz, secundariamente, inflamação e dor nas articulações.
Quanto dura a injeção depende da condição da articulação do cavalo e do seu programa de competição. Em casos extremos, um cavalo pode exigir uma injeção de seguimento duas ou três semanas após a primeira injeção. Mas, normalmente, um cavalo que não mostra claudicação ou dor provavelmente não precisa ser injetado de novo tão rapidamente. Se a articulação está em equilíbrio e é saudável quando injetada, há pouca indicação de que injetá-la novamente duas semanas depois será benéfica, só porque você tem que competir em um concurso ou corrida.
Com que frequência é normal? Novamente, depende do uso do cavalo e da condição da articulação. Alguns cavalos são injetados a cada dois anos, outros a cada dois meses. Há pouco ou nenhum benefício para injetar uma articulação saudável. É sempre melhor prestar atenção à articulação procurando sinais de inflamação e uma diminuição no desempenho para decidir se é hora de injetar, em vez de apenas ter o cavalo com um cronograma fixo de injeções.
Meus clientes geralmente perguntam se a injeção da articulação, uma vez, fará com que o cavalo sempre precise de novas injeções. Que a junção tenha sido injetada não é uma razão pela qual pode exigir que você injete novamente no futuro. Que a articulação não está em equilíbrio saudável é o que causa a necessidade de injetá-la. A articulação não se torna viciada em injeções articulares. Na verdade, uma injeção no momento certo, em uma articulação corretamente diagnosticada, geralmente será a única ocasião em que a articulação precisa ser injetada. Serão as articulações com problemas crônicos que precisam ser injetadas com mais freqüência.
PARI
Um dos produtos da inflamação das articulações é uma molécula de proteína conhecida como interleucina 1. Uma ferramenta de tratamento relativamente nova disponível para veterinários é uma proteína antagonista do receptor de interleucina (PARI), que bloqueia a capacidade de interleucina de interleucina. Aderir às células da articulação e causar danos. Feito a partir do sangue do mesmo cavalo, o PARI é incubado de 20 a 24 horas com gotas de vidro cobertas com cromo. É então processado em uma centrífuga e o soro é filtrado. O PARI filtrado é injetado diretamente na articulação afetada. A articulação geralmente é injetada semanalmente por três semanas e, conforme necessário. PARI muitas vezes funciona bem em uma articulação que já não responde a HA e esteróides. Também é uma boa opção quando há preocupação com o uso excessivo de esteróides.
Plasma rico em plaquetas
O plasma rico em plaquetas representa outra ferramenta para tratar a doença das articulações. As plaquetas são um dos três principais tipos de células sanguíneas. Eles estão cheios de fatores de crescimento benéficos que ajudam a reparar os tecidos. O PRP é comumente usado para tratar lesões em tendões e ligamentos e é usado cada vez mais para tratar a doença das articulações, injetando PRP diretamente na articulação. Este procedimento pode ser realizado em algumas horas. O sangue é coletado em tubos especiais e as plaquetas são concentradas em uma centrífuga. Como a esterilidade é muito importante ao injetar juntas, PRP deve ser preparado apenas em um laboratório controlado.
Acupuntura
Os chineses usaram a acupuntura para tratar a doença das articulações por mais de 4.000 anos. A acupuntura é baseada em manter o corpo equilibrado. O princípio é que todas as doenças e a dor são devidas a um bloqueio do fluxo de energia (Qi). Existem 12 meridianos principais no corpo, além do navio do governador e do navio da concepção. Todos esses meridianos têm certos pontos. Acupuntura libera energia bloqueada através do uso de agulhas nesses pontos. Quando a energia bloqueada é liberada, a inflamação passa.
Objetivos terapêuticos
Os principais objetivos das injeções conjuntas, terapia preventiva e todos os outros tipos de terapia conjunta devem ser minimizar a dor, melhorar a mobilidade e parar ou prevenir o avanço de qualquer dano à articulação. Injetar um cavalo com dano articular grave, como fraturas ou danos graves na cartilagem, pode aliviar o cavalo por tempo suficiente para competir, tornando-o mais suscetível a ser vítima de mais feridos que possam pôr em perigo sua vida. Injetar juntas de um cavalo com lesões que podem ser consideradas como finalização de sua carreira não é segura e não deve ser feita. Esta é a razão pela qual a abordagem da equipe é importante, sempre mantendo o bem-estar do cavalo como uma prioridade.
Obter um diagnóstico preciso e compreender o problema é sempre o primeiro passo para o tratamento da doença das articulações e manter essas articulações equilibradas
Comments